segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Atividade 7ª série - "A Religião"


46 comentários:

Unknown disse...

A capacidade humana de religião e crença o desenvolveu não apenas em inteligência e sim também em transcendência, como deus o centro de tudo mesmo que a ciência se oponha a acreditar nisso tentando provar de formas cientificas todas as coisas que ocorrem na natureza e no mundo.
De Onde vem a inspiração para a criação dos diferentes universos religiosos? Em que fonte o ser humano bebe o sentido das coisas que cria? Algumas religiões afirmam suas origens em revelações divinas



Pablo e Wolney Turma:72 n° 14 e 17

Amamos a Vida disse...

Mostra a evolução humana de uma forma religiosa!
Parágrafo que mais nos chamou a atenção: “Na verdade, foi através de um diálogo muito íntimo entre o biológico e o cultural que os humanos chegaram a ser como são atualmente, a partir de um longo processo evolutivo que teve ínicio há alguns milhões de anos, com o aparecimento dos primeiros hominídeos.”

Turma 72.
Isadora, Vivian e Maria Eduarda

sou feliz disse...

O texto, na nossa opinião, conta que a religião evoluiu junto com o homem, assim vieram novas descobertas e inovações. Mas hoje em dia há igrejas que são apenas para arrecadar dinheiro para si própria, são as igrejas falsas que servem para enganar pessoas que acham que estão fazendo o certo dando dinheiro em valores altos para a igreja, mas há igrejas simples que são as verdadeiras, que realmente acreditam em deus e que ajudam o próximo, e que hoje em dia quando a ciência diz algo sobre a religião tudo que a bíblia diz e esquecido e as pessoas dão a razão para a ciência, mas ainda há pessoas que acreditam e crêem na bíblia.
“Desse modo e possível falar de religiões falsas ou verdadeiras...”

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...

Achei muito interessante pois o texto fala que o homem evoluiu aos poucos, com suas experiências de vida. E a Religião é uma fonte importante para essa evolução, porque não há um grupo de pessoas que não tenha alguma crença.

A frase que mais me chamou atenção foi: “Uma das mais importantes fontes de sentido construídas pelos humanos é sem dúvida a religião”.

Gabriel Monteiro
Gabriel Ian
Turma 72

Viva com Saúde disse...

Os seres-humanos são fontes de vida que tem como lição de vida escolher o seu caminho. O primeiro caminho, é aquele que está sempre iluminando cada passo seu, é aquele que te abençoa e que te protege, é aquele que Deus está sempre do seu lado te apoiando a ter fé na vida. O segundo caminho é aquele que os males que você cometeu na vida, sejam jogados contra você, que façam você sofrer o que você fez os outros sofrer, é o caminho em que você nunca terá paz e será torturado como escravo.
O melhor caminho será sempre aquele que Deus estará presente, ao contrário de pessoas más que prejudicaram a sociedade.
A fé não se compra, a fé não se vende, a fé se conquista e faz todos refletirem sobre a vida, sobre decisões certas e decisões erradas, por isso, a fé é algo especial, é algo que nunca será encontrada se você não acreditar em Deus, porque ter fé, é acreditar.
Gostamos muito dos comentários, das suas postagens e também do jeito que foi manuseado o seu dedicado trabalho.

Abraços,

Matheus Reuter e Cleomir.

carool&bruubs disse...

O texto fala sobre a antropologia , que é o conjunto de estudo do homem como animal , social e moral, e fala sobre a ligação da religião com esses conjuntos , e sobre a. importância da fé na vida no homem como animal e social.

A parte que mais nos chamou a tenção foi: “... Uma das mais importantes fontes se sentido construídas pelos humanos é sem duvidas a religião...”, porque essa frase mostra que a religião é uma das coisas mais essenciais para nossa vida.

Bruna de Andrade e Caroline L. Turma 72

Vinicius disse...

A religião já existe a mais de 40 mil anos mesmo sem ninguém que vivia naquela época sabia será que da onde vem a inspiração do ser humano para criar tantas coisas para fazer tudo isso em minha opinião tudo isso começa em deus.
Esta foi a parte que mais me chamou a atenção no texto.
“De onde vem a inspiração para a criação dos diferentes universos religiosos? Em que fonte on ser humano bebe o sentido das coisas que cria?”

Anderlino & Vinicius 1 e 16

Amanda Moser e Matheus Gragnani disse...

A antropologia é o estudo do homem no que diz respeito ao aspecto anatômico, fisiológico, biológico e genético; e também o estudo de povos e raças do ponto de vista físico. “A religião é uma das mais importantes fontes de sentidos construídas pelos humanos é sem duvida a religião”.

Conclusão: Bom a religião é um sentimento muito pessoal. São símbolos sagrados que funcionam para o caráter e qualidade as sua vida. Para os antropólogos a capacidade intelectual e nova. Enfim, os sentimentos religiosos são muito pessoais, mas para tudo há caráter e qualidade para a vida, dependendo ou não da sua religião.

Amanda Moser e Thelassin Xavier
Turma 72

be e bacca disse...

O texto fala do processo de humanização, que faz com que as relações entre os seres humanos seja mais cultural e inteligente com o transcendente, fala do processo do homem até chegar a nós que criamos a religião, e que cada ser humano tem sua crença religiosa, ou seja, sua religião, cada religião tem suas crenças e todos devem respeitá-la.
A parte que mais gostamos foi: “ É nesse casamento que reside as forças das religiões porque é na esfera religiosa que os humanos projetam e sediam a fonte da ordem, da harmonia, do equilíbrio, sempre tão ausente e sempre tão desejada em suas vidas”.

Gabriel e Benício, Turma 72

nós duas disse...

A religião no processo de humanização.

O texto fala sobre a ligação da antropologia com a religião no mundo. É o estudo do homem como ser animal, social e moral.

“... Não é possível falar de religiões falsas ou verdadeiras, uma das atitudes mais antigas e mais correntes no diz respeito às religiões. (...) Todas cumprem o papel de construir um sentido para a existência humana, muito embora, exatamente nessa riqueza de possibilidades repouse uma das mais perigosas fontes de conflitos que a sociedade humanas têm enfrentado.”

Conclusão: Religião é uma coisa muito pessoal, não existi uma verdadeira ou falsa, as pessoas apenas a seguem e acreditam nela.

Alunas: Heloisa Stahelin, Taline Bailer. Turma 72

Thor disse...

A antropologia é a ciência que estuda as relações entre o homem e a natureza, que, fisicamente é de igual para igual, mas psico e religiosamente as coisas mudam. A religiosidade do homem surgiu pela presença da consciência no sistema cerebral humano que já existia desde o homem de
Neanderthal.

Gostaríamos de destacar o parágrafo que diz: “A antropologia preocupa-se com o homem enquanto espécie, ou seja, com o ser humano nas suas dimensões biológicas e culturais. A primeira é aquela que o homem possui em comum com todos os organismos vivos; a segunda, a que os torna diferente de todos eles.”


Comentário: Com isso concluímos que a antropologia é um estudo(criado pelo homem) fundamental para que esta espécie aprenda a entender suas relações com a natureza.

Ricardo disse...

“De onde vem a inspiração para a criação dos diferentes universos religiosos? Em que fonte o ser humano bebe o sentido das coisas que cria? Algumas religiões afirmam suas origens em revelações divinas. A maioria, no entanto, parece não contar com esse “privilégio”.”

Comentário: Para preencher a falta de conhecimento, o ser humano tenta procurar conhecimento religioso de modo a não se perder pelos conceitos.

Gabriel B. de Freitas e Ricardo M. Z. Nunes
Turma 71

bpsant disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dicas de Saúde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
júuh/agniis disse...

“A experiência religiosa parece ter sido muito antiga no processo de hominização. Se tornamos a preocupação com a finitude como um dos indicadores insofismáveis da presença da consciência de uma outra dimensão da vida, podemos afirmar que ela já estava constituída entre os diferentes humanos de Neanderthal, há cerca de 40 mil anos.
Todavia, indícios de práticas de sepultamento parecem ser bem mais remotas, tendo estado presentes em grupos que antecedem.”

Comentário: Esse texto fala sobre uma das mais importantes fontes de sentido construídas pelos humanos, é sem duvida a religião.




Alunas : Juliana e Agnis
Turma : 71

Guilherme e Lucas disse...

O parágrafo que mais nos chamou atenção foi:
“Desse modo, não é possível falar de religiões falsas ou verdadeiras, uma das atitudes mais antigas e mais correntes no que diz respeito às religiões - nos assevera Rubem Alves. Todas cumprem o seu papel de construir um sentido para a existência humana, muito embora, exatamente nessa riqueza de possibilidades repouse uma das mais perigosas fontes de conflitos que as sociedades humanas têm enfrentado”.

Moral do Texto:
O homem, desde o princípio, teve a necessidade de adorar a existência de algum ser superior. Algum ser que, quando invocado, possa transcender junto com seu crente. E essa crença é parte fundamental da cultura de um povo. Mesmo os povos que não desenvolveram a escrita tinham sua crença. Portanto, não devemos (e não podemos) questionar a religião de ninguém, pois todos vivem em contextos diferentes, podendo ou não ser crentes a alguma religião.

Alunos: Guilherme H, Lucas D.
Turma: 71.

Thor disse...

O trabalho escrito em nome de Thor, é também propriedade de Mario Mazzaferro.

Guilherme e Gustavo disse...

A capacidade humana de religião e crença o desenvolveu não apenas em inteligência e sim também em transcendência.O texto, na nossa opinião, conta que a religião evoluiu junto com o homem, assim vieram novas descobertas e inovações.

bpsant disse...

‘’Experiência religiosa não é apenas muito antiga, mas tem se mostrado diversificadan entre os grupos humanos, segundo mostram os sepultamentos das pesquisas arqueológicas. E não poderia ser de outra forma, pois as religiões emergem do exercício da capacidade de atribuir sentido que engendra as outras esferas da cultura, isto é, resultam do processo de produzir a totalidade da existência que nos caracteriza.’’

Comentário: Uma das mais importantes fontes do sentido, construídas pelos humanos é sem duvida a religião! Religião é uma coisa muito pessoal, as pessoas apenas a seguem, acreditam, rezam, fazem tudo por ela.

Alunas: Natália e Bianca
Turma 71, 7ª série.

♥thay♥ lu!!! disse...

‘’É nesse casamento que reside a forca das religiões porque é esfera religiosa que os humanos projetam e sediam a fonte da ordem, da harmonia,do equilíbrio, sempre tão ausentes e sempre tão desejada em sua vida’’

Todos têm suas crenças, culturas e tradições diferentes. Um modo único de transcende. Não importa cor, jeito, todos têm seu jeito de falar com Deus. Pois sem a paz que a religião trás na humanização do mundo, não sei como nós estaríamos.


Alunas: Thayna e Luciana
Turma: 71

Arthur e Jõao Pedro disse...

A Antrpologia procupa-se com o homem enquanto espécie, ou seja, com o seu humano nas suas dimenções biológica e cultural. Aprimeira é aquela que os humanos possuem em comum com todos os organismos vivos; a segunda, a que os torna distintos de todos eles

Conclusão: A religião é um sentimento pessoal e que cada um tem a sua opnião sobre o assunto a antropologia é fundamental para nós aprendermos a entender as relações com a natureza

CHUCK NORRIS disse...

Comentário:

O texto retrata a capacidade de simbolizar a religião construtora de sentidos e as fontes de sentidos do ser humano, a evolução do homem e o que é religião entre diversas coisas e sentimentos, chegando até a dizer que a religião é uma das mais importantes fontes de sentidos construídos pelo homem.


“Algumas religiões afirmam suas origens em relações divinas. A maioria no entanto parece não contar com esse ‘privilégio’.”

Bruno Truccolo e José Luiz
Turma 71

Tomate . Baruffi disse...

André Baruffi-2 e Matheus Muller Momm-17


Comentário: Isso aconteceu a alguns anos atrás que tinha duas dimensões a primeira é aquela que os humanos possuem e os outros seres vivos também tem e a outra e que nos torna distintos de todas elas


A frase que mais me chamou atenção foi esse:
“Na verdade, foi através de um dialogo muito intimo entre o biológico e cultural que os humanos chegaram a ser atualmente”

Professora Marilda Maria de Souza disse...

“Na verdade, foi através de um diálogo muito íntimo entre o biológico e o cultural que os humanos chegaram a ser como são atualmente, a partir de um longo processo evolutivo que teve inicio há alguns milhões de anos, com o aparecimento dos primeiros hominídeos”.
Na verdade ninguém na terra pode disser de onde que o ser humano nasceu, muitos cientistas não acredita em Deus e dizem que foi do macaco que nós surgimos, poder ser também, mas eu acredito na teoria de Deus, que Deus fez o homem e a mulher, que foi ele que fez todas as coisas no mundo, as árvores, animais, e isso é uma pergunta que rola no ar. De onde vem o ser humano?
Aluno: André Filipe Mendes
Turma: 71

Gabriel e Bruno disse...

Escolhemos esta frase:”Na verdade, foi através de um dialogo muito intimo entre o biológico e o cultural que os humanos chegam a ser como são atualmente,a partir de um longo processo evolutivo que teve inicio há alguns milhões de anos,com o aparecimento dos primeiros hominídeos.”

O texto fala sobre a antropologia , que é o conjunto de estudo do homem , social e moral, e fala sobre a ligação da religião com esses conjuntos , e sobre a. importância da fé na vida no homem.

Alunos: Gabriel Nogueira
Bruno Hilgert

Turma:71

Camilla Caputo disse...

Tudo se iniciou a milhões de anos atrás com surgimento dos primeiros hominídeos. E conta-se que já cultivavam a capacidade intelectual e apresentando o novo modo de pensar e se relacionar. E com isso foram se destacando do restante dos primatas até se tornarem o atual ser humano.
A religião foi um dos fatores para a evolução ser humano, pois cada um deve escolher um caminho para sua vida.

O parágrafo que mais chamou nossa atenção:
“ É nesse casamento que reside as forças das religiões porque é na esfera religiosa que os humanos projetam e sediam a fonte da ordem, da harmonia, do equilíbrio, sempre tão ausente e sempre tão desejada em suas vidas”.

Dicas de Saúde disse...

O texto fala sobre religião, e que todos os povos acreditam em algo. Todos tem suas crenças, sua fé. Embora diferentes umas das outras.


“Uma das mais importantes fontes de sentido construídas pelos humanos é sem duvida a religião. Não há nenhum grupo humano até hoje encontrado que não tenha algum sistemas de crenças em algo que transcenda a sua realidade, razão pela qual a religião é considerada, ao lado da linguagem, das relações de parentesco e das expressões artísticas, um dos universais da cultura”.



Alunas : Marina R. Costa e Beatriz Gonçalves Turma: 71

Professora Marilda Maria de Souza disse...

“A capacidade de simbolizar”.
Para os antropólogos, as evidencias mais remotas da presença dos hominídeos remetem a manifestação de uma capacidade intelectual inteiramente nova os australopithecus,grupo de primatas que os antecedem e que viriam a ser e de se relacionar com o mundo entre todas as espécies – a capacidade de simbolização “

Esse parágrafo fala sobre A capacidade de simbolizar.
Eu machei muito interresante pois são difere4entes modos de vida
aluno:guilherme dalmolin
turma 71

Professora Marilda Maria de Souza disse...

COMENTÁRIO: O texto fala sobre a evolução da humanidade e também sobre as crenças e como ela ajuda na vida das pessoas.
E nesse texto ele mostra que independente das nossas culturas todas somos iguais, e somos uma grande família.

‘’ é nesse casamento que reside a forca das religiões porque é na esferea religiosa que os humanos projetam e sediam a fonte da ordem, da harmonia, do equilíbrio sempre tão ausente e sempre tão desejada em suas vidas.’’

Alunas: Jéssica Cugnier Silva e Mariana Assis
Turma: 71

Headstrong disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aléxiia! leonoora! disse...

Alunas: Aléxia e Leonora.



O texto fala sobre a antropologia, que é o conjunto de estudo do homem como animal, social e moral, e fala sobre a ligação da religião com estes conjuntos e sobre a importância da fé do homem na vida animal e social.
A religião é um símbolo muito pessoal, sagrados que funciona para o nossa caráter e qualidades de nossas vidas.



“... Não é possível falar de religiões falsas ou verdadeiras, uma das atitudes mais antigas e mais correntes no diz respeito as religiões. (...) Todas cumprem um papel de construir um sentido para a existência humana, muito embora exatamente nessa riqueza de possibilidades repouse uma das mais perigosas fontes de conflitos que a sociedade humana tem enfrentado...”
Cada um tem sua religião e independente de qualquer coisa temos que respeitá-la. Não existe nenhuma que pode-se dizer falsa ou verdadeira, cada uma tem as suas regras e costumes que precisam ser seguidos.
Todas elas cumprem o seu devido papel de construir e mostrar por quem a humanidade foi criada, porém nunca deixando de acreditar em Deus e seguindo o que realmente a bíblia diz.
Existem religiões de pequenas e grandes crenças, porém dependendo de seu tamanho, devemos seguir e acreditar em seus ensinamentos.
Cada pessoa tem sua opinião e cada um acredita no que quer, mas todos temos que ter fé!

Professora Marilda Maria de Souza disse...

Os seres-humanos são fontes de vida que tem como lição de vida escolher o seu caminho. O primeiro caminho, é aquele que está sempre iluminando cada passo seu, é aquele que te abençoa e que te protege, é aquele que Deus está sempre do seu lado te apoiando a ter fé na vida. O segundo caminho é aquele que os males que você cometeu na vida, sejam jogados contra você, que façam você sofrer o que você fez os outros sofrer, é o caminho em que você nunca terá paz e será torturado como escravo.
O melhor caminho será sempre aquele que Deus estará presente, ao contrário de pessoas más que prejudicaram a sociedade.
A fé não se compra, a fé não se vende, a fé se conquista e faz todos refletirem sobre a vida, sobre decisões certas e decisões erradas, por isso, a fé é algo especial, é algo que nunca será encontrada se você não acreditar em Deus, porque ter fé, é acreditar.

Abraços

Matheus Reuter Francio e Cleomir Junior.

be e bacca disse...

Concordamos plenamente com o comentário de Sou Feliz, pois há muitas igrejas que pegam boa parte do salário de muitos trabalhadores.

E também achamos, que as igrejas simples, honestas, e que valorizam a verdadeira fé devem ser apoiadas!

Be e Bacca

Unknown disse...

CONCORDO COM TUDO O QUE DISSERAM PORQUE DIZ TUDO O QEU O TEXTO DIZ.
luiza e caroline turma 72

sou feliz disse...

Nós concordamos com o que o blog do be e do bacca falam
do processo de humanização, que isso e muito importante para nós, isso faz com que as relações entre os seres humanos seja mais cultural e inteligente com o transcendente, o transcedente e muito importante para nossa vida. Concordamos também que a religião, e importante para as pessoas coma religião temos forças para segui em frente a vida.

Julien e LIbório.

Vinicius disse...

Gostei muito do comentario do Pablo e do Wolney achei que foi muito bem elaborado e esta muito bem explicado,concordo com o que eles falaram e gostei muito.

Amamos a Vida disse...

concordamos com a luiza e a caroline, pois tudo está citado no texto.

Professora Marilda Maria de Souza disse...

Fala sobre o homem e várias teorias de como o ser humano se desenvolveu, a evolução humana de uma forma religiosa de vários jeitos, de várias formas de pensar de inúmeras pessoas.
A frase que mais gostamos e mais chamou nossa atenção, foi a seguinte: “Religião a construtora de sentido”. E concordamos com a frase: “Uma das mais importantes fontes de sentido construídas pelos humanos é sem dúvida a religião.”

Alunas: Maria Eugênia e Maria Luisa
Turma: 72

carool&bruubs disse...

A amanda fala muito bem sobre a religião, ela sabe explicar e é clara com as palavras, concordo com tudo o que ela falou, e faço as suas palavras minhas. Tiramos a mesma conclusão que ela: que a religião depende de cada um, e da sua própria opinião.

Unknown disse...

Achamos muito interessante o comentario de Anderlino e Vinicius e também com criticas muito construtivas e muito bem elaboradas.

Dicas de Saúde disse...

NÓS TAMBEM ACHAMOS QUE O COMENTÁRIO DE NOSSOS COLEGAS, POIS A RESPOSTA DELES ESTÁ MUITO COMPLETA E RETRATA EXATAMENTE O QUE FOI PEDIDO.
iago e jorge, turma 72

Professora Marilda Maria de Souza disse...

Concordamos com o comentário das alunas Thayná e Luciana da turma 71: "Todos têm suas crenças, culturas e tradições diferentes. Um modo único de transcende. Não importa cor, jeito, todos têm seu jeito de falar com Deus. Pois sem a paz que a religião trás na humanização do mundo, não sei como nós estaríamos."

Concordamos, porque também achamos que não importa a religião ou a cor da pessoa, ela precisa ter seu modo de transcender, de orar.

nós duas disse...

Concordamos com a Leonora e a Alexia, quando elas dizem: “Cada pessoa tem sua opinião e cada um acredita no que quer, mas todos temos que ter fé!”
Pois, cada pessoa pode acreditar no que quiser, mas sem fé as pessoas não vivem!

Heloísa e Taline.

aléxiia! leonoora! disse...

GOSTEI DE TODOS OS COMENTARIOS, FALA EXATAMENTE O QUE O TEXTO QUER MOSTRAR! TEM A FÉ EM DEUS, TENHA FÉ NA VIDA, TENTE MOUTRA VEZ!

maria luiza disse...

- Maalu, Bruna: ;@

Moral: que temos que dar valor ao que temos, e saber cuidar, que os valores não são somente materiais, e sim, sentimentais!


Gostaríamos de destacar; “Felizmente, ainda há muitos valores que não custam nada: o ar que respiramos, a amizade, o amor de nosso familiares, a honestidade, a solidariedade...